NOTÍCIAS

23/07/2014

Cachaça ganha roteiro nacional

Enquanto é conhecida mundo afora como ‘Brazilian rum’, entre os brasileiros mais íntimos da bebida ela ganha apelidos variados, como ‘marvada’, ‘mé’, ‘birita’, ‘branquinha’ e ‘pinga’. A cachaça, um dos mais famosos símbolos da arte de ‘biritar’ no Brasil, é quase unanimidade no menu de bebidas de bares e restaurantes do País.

Os apreciadores da bebida ganharam, recentemente, um guia nacional chamado ‘Cachaça e Gastronomia 2014’, coletânea que mapeia os principais estabelecimentos do Brasil onde a bebida é destaque no cardápio.

O projeto reuniu especialistas, chefs e mixologistas que visitaram 12 cidades brasileiras para montar o guia.

Projeto

O guia ‘Cachaça e Gastronomia’ foi concebido pelo site Mapa da Cachaça, que reúne informações históricas e culturais sobre a bebida, e pelo grupo Destemperados, formado por pessoas que ‘caçam’ experiências gastronômicas, com colaboração do Ministério da Cultura.

De acordo com os realizadores, o livro foi idealizado para ser uma referência sobre cachaça e estabelecimentos que oferecem a bebida de forma criativa, seja pela carta, os títulos disponíveis, os pratos ou coquetéis que levam a bebida como ingrediente.

A publicação abre com um breve histórico da bebida, no Brasil, enumera os tipos, ensina a como degustar, lista aromas e explica as características das versões artesanal e industrial da bebida.

As últimas páginas do livro são dedicadas a receitas de pratos brasileiros que levam cachaça. Todas foram criadas por chefs brasileiros de renome.

Dois bons exemplos são a ‘Asinha de Pintado Empanada em Tapioca’ e o ‘Dadinho de Tapioca com Queijo Coalho’, do chef Rodrigo Oliveira, do restaurante do Mocotó, de São Paulo.

Um glossário em inglês, explicando como são preparados alguns pratos tradicionais como acarajé, escondidinho, feijão tropeiro, vatapá, vinagrete e outros, encerra a viagem pela culinária regional brasileira.

Receita

Caipirinha de Morango

Ingredientes

2 doses de cachaça

5 morangos

Gelo

Açúcar a gosto

Modo de preparo

Comece lavando e cortando os morangos em pedaços iguais. Em seguida, coloque tudo num copo fundo e largo, pode ser num pilão também. Acrescente um pouco de açúcar. Vá socando a fruta levemente, mas não o suficiente para arrebentá-la apenas para liberar um pouco do seu suco. Coloque, em seguida, a aguardente, acerte a quantia de açúcar e complete o copo com gelo.

Sirva em um copo decorado, pode ser com pedaços de morango cortados presos a borda do copo.