NOTÍCIAS

27/02/2014

A cerveja certa da entrada à sobremesa

A cerveja bebida alcoolica mais consumida no mundo e no Brasil , é protagonista nas mesas de bares, nos churrascos de fim de semana e nas mais diversas situações. Apesar da popularidade, muitas pessoas não sabem harmonizá-la com pratos diferentes. Paulo Bettiol, beer somelier da cervejaria nacional Dama Bier, deu algumas dicas para aproveitar melhor o gosto da bebida e da comida na próxima refeição.

Para começar, preste atenção na semelhança dos sabores. O objetivo é que eles se complementem. Parece difícil, já que são mais de 120 estilos de cervejas que existem? A dica é prestar atenção na família de fermentação, na cor, no teor alcoólico, aroma e sabor da bebida. Uma dica do expert é escolher a pilsen, uma das mais democráticas por ser de baixa fermentação e, portanto, mais suave.

PRATOS LEVES

A opção da noite é por comidas com menos tempero? A perfeita combinação é com a Pilsen. “Pratos sem muita picância e entradas vão bem com a Kolsh também. Algumas cervejarias nacionais, como Colorado e Bamberg, possuem opções de boa qualidade para quem não sabe por onde começar,” explica o especialista.

CARNES ELABORADAS

Os alimentos mais condimentados, principalmente as carnes, pedem cervejas mais fortes. Entre elas, o tipo Belgian Dubbel, com forte presença do malte, sabor torrado, mas pouco amargo. Algumas opções são a “La Trappe Dubbel” e a “Wäls Dubbel".

ADEUS À CAIPIRINHA!

Feijoada combina (e muito!) com cerveja. Que o diga os almoços de sábado, não? No entanto, o que muitos não sabem é qual o tipo da bebida fermentada que mais valoriza o prato. O estilo Dunkel é um deles. Tradicionalmente de Munique, esse tipo de cerveja é escura e com ênfase no malte. “As Weizenbocks feitas com trigo, mais fortes e até mais alcoólicas também são ideais para serem consumidas com comidas pesadas.”

HORA DA SOBREMESA

“Sobremesas como sorvete de creme ou doces com sabor de baunilha vão muito bem com cervejas,” afirma Paulo. Apesar do hábito não ser tão frequente com pratos doces, vale apostar na harmonização. Escolha as do tipo Stout, escuras e com forte sabor de chocolate, café e malte torrado. Sua representante mais famosa é a “Guinness”. Se a preferência é por cheesecakes, a cerveja à base de trigo, Weiss, cremosas e com sabor frutado são uma boa opção. Pela Marie Claire.