NOTÍCIAS

21/08/2015

Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana

Durante a 16ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia irá promover o “Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City”.

O concurso terá uma categoria profissional voltada para os chefes e cozinheiros de restaurantes e hotéis de Santa Catarina e outra categoria acadêmica, para os estudantes de todos os níveis e tipos de cursos de gastronomia do Estado.

O lançamento oficial da disputa foi no dia 13 de agosto, às 17h, no Museu da Escola, em Florianópolis.

Os vencedores de cada categoria receberão como prêmio a participação (passagem, hospedagem e alimentação) no “IV Foro de los Patrimonios de Hondarribia – Fortificaciones y Gastronomia”, que ocorrerá em março de 2016, na Espanha.

As equipes participantes deverão preparar receitas com a ostra como o ingrediente principal. O concurso para os profissionais será realizado na Unisul, no dia 17 de setembro de 2015, 9h, e a disputa para os acadêmicos será em 18 de setembro, na Estácio/Assec, também a partir das 9h. As equipes terão o tempo máximo de duas horas e meia para cumprir as tarefas.

“Como Cidade Criativa Unesco da Gastronomia e maior produtora de ostras do País, é natural que Florianópolis promova um concurso como este para promover novas formas de preparo deste ingrediente que é recente na história da cidade, mas que já está associado à cultura gastronômica local.”, comenta a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires.

Para a secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker, a Fenaostra tem o propósito de divulgar a gastronomia local, principalmente o consumo de frutos do mar, com ênfase à ostra, que dá nome à festa.

“O evento é uma oportunidade também para que os moradores de Florianópolis e os visitantes interajam com os costumes e valores da cultura açoriana, característica da região.”, destaca.

O coordenador do curso de Gastronomia e Turismo da Unisul, Guilherme Buchmann destaca que o intuito do concurso é ampliar a participação da comunidade na Fenaostra de modo que a festa cada vez mais tenha a participação direta do público. “A disputa vai ajudar a divulgar e construir novas maneiras de consumo da ostra.”, finaliza Buchmann.

A ficha de inscrição e o regulamento estão à disposição dos interessados no site da Associação FloripAmanhã. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 11 de setembro. A prova não será aberta ao público não-especializado por questões de segurança sanitária.