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04/04/2016

Queijo análogo processado Mozzalet

A Alibra, fornecedora de produtos lácteos em pó e de soluções em ingredientes para alimentos e pioneira no Brasil na produção de queijos análogos processados, lança mais um produto destinado à cadeia Food Service: A Mozzalet, desenvolvida para substituir parcialmente a mussarela tradicional proporcionando redução de custos. Com experiência neste segmento há cinco anos, desde quando lançou a Mozzana, cobertura para pizzas tipo mussarela, a Mozzalet inova trazendo uma nova tecnologia e melhor custo.

De acordo com o sócio da Alibra, João Bosco Pinheiro, a Mozzalet é uma cobertura para pizzas tipo mussarela que chega ao mercado apresentando como principais características: a alta performance e rendimento, redução de custos, excelentes propriedades de ralagem, fatiamento e derretimento. Além disso, o produto não aglomera depois de ralado, libera menos gordura após o forneamento, e possui baixo teor de lactose. “Como se trata de um queijo análogo, ele pode ser adaptado para atender às necessidades nutricionais específicas, dependendo da base de ingredientes utilizada”, afirma Bosco.

Histórico dos Queijos análogos

Na fabricação dos queijos análogos, o leite e a gordura do leite presentes nos queijos tradicionais são parcialmenteou totalmente substituídos por proteínas de leite, gorduras vegetais e amidos modificados. A tecnologia de produção é a mesma utilizada na fabricação do queijo processado, através de calor, trabalho mecânico e sais fundentes.

Os queijos análogos também conhecidos como sucedâneos de queijo podem ser classicados como produtos lácteos ou parcialmente lácteos como a Mozzalet, ou análogos não-lácteos. Além do queijo análogo tipo mussarela, é possível produzir também queijo análogo tipo cheddar e parmesão, os quais podem ser comercializados em blocos, filetes, pedaços, fatias ou molhos.

“Apesar de sua produção ser recente no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos ela já acontece há algum tempo devido ao preço atraente e funcionalidade. Além da redução de custos à cadeia Food Service, o produto oferece uma expansão mercadológica graças a demanda por intolerantes à lactose”, diz o sócio da Alibra, João Bosco.

No Brasil, a estimativa é de que sejam consumidos aproximadamente 1000 toneladas de mussarela por dia em pizzas. “Nosso país representa um grandioso mercado, por isso a Alibra conta em seu portfólio com os queijos análogos”, conclui.

www.alibra.com.br

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