NOTÍCIAS

01/07/2014

Bolos com gosto de festa

Bolos são indispensáveis em qualquer festa. Dos mais simples aos sofisticados, são sinônimos de comemoração, tornando data mais especial ainda. 

Para quem tem bons motivos para festejar, a chef da Nita Alimentos, Edivânia Reis, preparou dois bolos que, além de deliciosos, esbanjam estilo. O mais tradicional leva chocolate e castanha-do-pará, coberto com pasta americana e renda de açúcar. Já a segunda sugestão é um Naked Cake com creme de limão e frutas vermelhas.

Aproveite as sugestões e encontre novos motivos para comemorar!

Bolo naked

Ingredientes

Massa:
- 6 ovos
- 200 g de açúcar
- 100 ml de suco de laranja quente
- 220 g de Farinha de Trigo Nita
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 colheres ( sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de Fermento em Pó Nita

Recheio:
- 500g chantilly industrializado batido
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 xícara (chá) suco de limão
- 300 g de creem cheese
- 6 g de gelatina sem sabor
- 50 ml de água para hidratar

Modo de Preparo

Massa:
Bata os ovos e o açúcar na batedeira, até dobrar de volume. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente o suco de laranja. Misture levemente a farinha e o amido. Por último, adicione o óleo e o fermento. Divida a massa em três formas untadas e enfarinhadas de tamanhos diferentes. Leve para assar em forno médio 180°C por aproximadamente 40 minutos.

Recheio:
Bata o leite condensado com o cream cheese e o suco de limão por 10 minutos na batedeira. Acrescente o chantilly já batido aos poucos e bata novamente por três minutos. Por último acrescente a gelatina já hidratada na água e misture bem. Reserve.

Montagem:
Corte os bolos ao meio começando pelo maior que será a base. Uma camada da massa uma de recheio, morangos e continue, até finalizar com o menor. Decore com frutas vermelhas e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Bolo de renda de chocolate com castanhas-do-pará  

Bolo de renda de chocolate com castanhas-do-pará

Ingredientes

Massa:
- 6 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 6 colheres (sopa) de margarina
- 12 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 3 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Nita
- 2 potes de iogurte natural (200 ml)
- 1 colher (sopa) de Fermento em Pó Nita
- 1 xícara (chá) de castanhas-do-pará (picadas)

Recheio:
- 300 g chocolate amargo
- 200 ml creme de leite sem soro
- 200 g castanha-do-pará triturada

Renda:
- 8 g de CMC – Carboximetilcelulose (loja de artigo para festas)
- 100 ml de água morna
- 50 g de glacê real bem batido (loja de artigo para festas)
- 8 gotas corante gel branco

Modo de Preparo

Massa:
Bata na batedeira, os ovos, o açúcar e a margarina. Junte o chocolate em pó, alterne com a farinha de trigo e o iogurte. Acrescente o fermento em pó e as castanhas. Divida a massa em duas formas untadas com margarina e enfarinhadas, uma com diâmetro de 25 cm e outra com diâmetro de 20 cm. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por, em média, 40 minutos.

Recheio:
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas e acrescente o creme de leite. Misture bem e adicione as castanhas. Reserve.

Renda:
Misture o CMC com a água e deixe repousando por 8h, coberto com papel filme. Mexa bem e acrescente o glacê real e o corante. Misture sem bater. Espalhe com uma espátula em cima do tapete de silicone próprio para renda e preencha bem todos os desenhos. Leve ao forno e deixe por 20 minutos com a porta entre aberta. Retire do forno e deixe por cinco minutos em temperatura ambiente. Retire a renda com cuidado.

Montagem:
Corte os bolos em camadas finas. Coloque no prato e use um aro do tamanho da forma para montar. Coloque um bolo e uma camada de recheio e repita o procedimento até terminar. Faça o mesmo com o bolo menor. A última camada tem que ser de bolo. Cubra comum disco de isopor e coloque um peso para prensar. Deixe pelo menos por 6 horas. Depois cubra com a pasta americana e aplique as rendas.

Obs: Utilize a pasta comprada pronta nas casas de produtos para festa. Sove e coloque gotas de corante turquesa e sove novamente para incorporar o corante a pasta.

Dica: Para as pessoas que não tem prática na cozinha, mas querem fazer a renda existe no mercado um glacê pronto que pode ser encontrado em lojas e artigos para festas.

Nita Alimentos: http://www.nita.com.br

PUBLICIDADE